Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Livramento institui voto aberto para eleição dos integrantes da Mesa Diretora

por nsl — publicado 25/11/2014 10h48, última modificação 28/11/2017 12h53

Os vereadores de Nossa Senhora do Livramento, cidade situada a 32 km da capital, Cuiabá aprovaram em sessão ordinária na noite de terça-feira (18/11), ‘Emenda Substitutiva’, sobre os artigos 10 e 19 do Regimento Interno da Câmara, e muda o voto secreto para o voto em aberto na eleição dos integrantes da Mesa Diretora da Casa. A proposta também põe fim do sigilo nas deliberações em votações importantes, como a de cassações, análise de vetos e aprovação de contas do Executivo.

Antes, o parlamento livramentense se valia no direito de se resguardar sob o anonimato em votações importantes e, principalmente, na eleição dos integrantes da Mesa Diretora, que elege; presidente, secretário e tesoureiro da Câmara, marcada para acontecer no dia 02/12. Os edis papa bananas seguiram medida tomada por deputados e senadores desde inicio de setembro deste ano quando instituíram voto aberto para todas as votações do Congresso Nacional.

Para o vereador e presidente da Comissão de Redação e Justiça da Casa - Alinor Miranda (PPS), “se o Congresso Nacional já usa dessa prerrogativa tão importante para esclarecimento da sociedade, o porquê de Livramento também não adotar a tal medida?”, questionou Miranda.

Já o presidente da Câmara – Cássio Manoel de Assunção (PSD) foi mais além ao destacar que, “a partir de hoje, aprovamos uma emenda, não somente para dar suporte à eleição da Mesa Diretora, mas também, para tratar de assuntos polêmicos e qualificados como cassação de vereadores, aprovação de contas e até numa eventual cassação de prefeito”, disse Assunção.