Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores de Livramento participam do “Democracia Ativa” em Várzea Grande

Vereadores de Livramento participam do “Democracia Ativa” em Várzea Grande

por nsl — publicado 06/07/2017 12h21, última modificação 28/11/2017 12h55
Cinco vereadores do município de Nossa Senhora do Livramento: Airton Conceição de Arruda (PSD), Edésio Ferreira Pompilho (PSC), Manoel Gonçalo de Campos (PSDB), Paulo Roberto de Figueiredo (PSB), Erli oliveira de Queluz (PHS), participaram nesta quarta-feira (05 de julho), do ‘Democracia Ativa’, – Programa do Tribunal de Contas de Mato Grosso voltado para orientação dos vereadores de todo o Estado.

Os parlamentares papa-bananas receberam orientações sobre as alterações no orçamento municipal, créditos adicionais, contingenciamento de despesas e acompanhamento da execução orçamentária, entre outros assuntos debatidos no evento que ocorreu em Várzea Grande.

De acordo com o presidente da Casa, Airton Arruda, os ensinamentos disponibilizados pelo Tribunal de Contas foram esclarecedores mesmo pra ele que já está no quarto mandato. “As palestras nos trouxeram novos conhecimentos mesmo pra mim que já sou vereador por mais de 10 anos”, ressaltou.

Para o vereador Manoel Gonçalo de Campos “Manoelzinho”, o evento oportunizou tirar uma série de duvidas pertinente às atribuições parlamentar. “Foi de grande valia, principalmente par mim que sou vereador de primeiro mandato, até porque, novos conhecimentos sempre serão bem vindos.”

Parlamentar também de primeiro mandato, Paulo Roberto de Figueiredo “Paulo de Caraca” (PSB), destacou o evento como norteador das funções exatas de um legislador. “Parabenizo a iniciativa do TCE que nos ensinou com clareza, não somente os nossos direitos, mas também os nossos deveres como vereador”, finalizou.

O presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, fez uma avaliação positiva das oito edições do Democracia Ativa já realizadas, este ano, nas cidades de Lucas do Rio Verde, Cáceres, Juína, Rondonópolis, Alta Floresta, Tangará da Serra, Sinop e Várzea Grande, com participação aproximada de 400 vereadores. "Estamos muito orgulhosos com este programa, pois, inicialmente, nosso objetivo era acabar com o distanciamento entre o TCE e os vereadores, e isso a gente alcançou. Tanto o Legislativo como o TCE fazem o mesmo trabalho, somos parceiros no controle externo, mas o vereador tem papel importante no município, ele debate com a comunidade e aprova o orçamento e as políticas públicas", comentou.

"Como gestor da Câmara Municipal, eu tenho muito interesse em saber sobre como aplicar os recursos sempre dentro da lei, mas, na verdade, a gente precisa sempre se reciclar, e o momento é de muita aprendizagem, aproveitando esse novo Tribunal de Contas que se apresenta como um aliado"

Por ser o primeiro ano de muitos dos vereadores mato-grossenses, todos estão tendo a experiência de debater o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias – matérias de enorme relevância para os municípios e uma das principais atribuições das Câmaras Municipais. "É preciso trazer alguns esclarecimentos que podem ser úteis para o bom desempenho dos parlamentares. A realidade da gestão pública é muito dinâmica, a cada momento surge uma nova legislação e é preciso estar sempre atualizado. O papel do TCE é orientar e capacitar para garantir a qualidade dos serviços à sociedade", disse o conselheiro substituto Luiz Henrique Lima, que ministrou palestra no Democracia Ativa.

Participaram do Democracia Ativa em Várzea Grande os vereadores de Poconé, Livramento, Paranatinga, Jangada, Santo Antonio do Leverger, Barão de Melgaço, Campo Verde, Nobres, Cuiabá e Várzea Grande. O próximo Democracia Ativa será em agosto, no polo de Barra do Garças.